05 Melhores Técnicas de Leitura Dinâmica

05 Melhores Técnicas de Leitura Dinâmica
5 (100%) 1 vote

Se eu te falasse que você pode conseguir ler um livro como O Senhor Dos Anéis em Duas horas e meia?

Agora pense como deve ser mais fácil estudar se você pudesse ler nessa velocidade.

A maior parte das pessoas podem ler numa velocidade média de duzentas a quatrocentas palavras (por volta de uma página) por minuto. É evidente que exista um ou outro que conseguem ler textos bem grandes em alguns segundos. Isso é possível graças a técnicas de leitura dinâmica.

O que é Leitura Dinâmica?

O que pouca gente sabe é que há metodologias para exercitar o seu cérebro para poder ampliar essa velocidade através de várias técnicas conhecida por Leitura Dinâmica. Os benefícios de aprender a Leitura Dinâmica são diversos, tanto no lado pessoal, quanto profissionalmente. O problema é que existem várias técnicas e conceitos sobre o tema, algumas confirmadas, outras que não passam de lendas. Por isso decidi escrever esse artigo para te auxiliar na escolha da melhor técnica para você. Bora lá?

Rapidez é importante, mas nem tanto!

Existem técnicas muito agressivas que garantem conseguir a leitura de até 1500 palavras por minuto. Porém, várias pesquisas informam que nessas situações a compreensão do texto lido fica bem comprometida. Como o principal foco é a aprendizagem, e entendimento do tema é de grande importância, então vamos almejar uma meta mais fácil: 500 palavras por minuto (o que já está muito bom pra quem não é um Android ou Robô).

1. Skimming: Percorrer os olhos através da página antes de começar a leitura

Vários cursos online sugerem essa corrida rápida de olhos pelo texto como uma técnica por si só. Porém, seguindo esse método, o entendimento fica bastante prejudicado. O que as pesquisas recentes sugerem é realizar o Skimming antes de ler o texto. Ou seja, você dá uma corrida de olho ligeira pelo texto e depois começa leitura. Dessa maneira você reconhece palavras-chave e já tem ideia do que diz o texto, ficando bem mais fácil o entendimento na hora da leitura.

2. Saiba previamente o que quer extrair do texto

Saber como o texto ou artigo está organizado vai te possibilitar concentrar-se no que de verdade te interessa. Se você souber que o final de um livro, ou a última parte de um artigo, esclarece minuciosamente o conteúdo que você necessita, você consegue manter a leitura focado nessa parte do livro ou artigo. Então lembre-se? Não ignore os sumários e índices. Eles poderão lhe auxiliar a poupar bastante tempo.

3. Treine a leitura seletiva

Treine Leitura Seletiva

Se você aplicar as dicas 1 e 2, você já terá uma noção prévia muito boa do que é sua leitura e, consequentemente, vai perceber também o que não é do seu interesse. Se você inicia leitura de uma frase e já percebe que ela é sem importância, desconsidere! Desconsiderar frases inteiras pode aparentar ser radical, mas irá lhe ajudar a manter o foco no que de fato interessa. Você pode ser mais ousado ainda e ler apenas o primeiro e o último parágrafo de um texto. Se não possui nada de interessante ali, qual motivo para ler tudo?

4. Desconsidere pequenas palavras

Essa aparenta ser uma dica tola, mas se for bem utilizada aumentará sua rapidez na leitura em várias dezenas de palavras. Várias pessoas já fazem isso por instinto, mas é uma técnica que pode ser melhorada com a prática. Pratique a leitura sem fixar o olho em toda palavra. Palavras menores serão assimiladas mesmo não tendo foco, e podem ser desconsideradas sem atrapalhar o entendimento das frases.

5. Vocabulário é muito importante

Faça leituras das frases a seguir mentalmente:

“Em cidadãos com níveis normais de Imunoglobulina G, a meia-vida de Gama Globulina é de 3 semanas em média.”

“Avistou por entre a enxárcia esquadrinhando a inexorável aproximação da noite.”

Viu como você levou mais tempo do que levaria para ler essas frases? A carência de um bom vocabulário é uma das maiores causas para perda de tempo na leitura. Você leva mais tempo para ler mentalmente palavras que não é do seu conhecimento ou não conhece o significado. Para aperfeiçoar o seu vocabulário não tem nenhum segredo, especialmente no caso de definições técnicas. Quanto mais estudar um tema, mais rápido vai ser aprendê-lo. Então, basicamente, a dica para ler com rapidez é ler mais.

Usando essas dicas você já terá bons fundamentos para começar a ler mais rapidamente.

Agradecemos Por Seus Comentários:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.