Concurso TST 2017. Comece a Estudar Agora Porque o Edital se Aproxima.

Concurso TST 2017. Comece a Estudar Agora Porque o Edital se Aproxima.
Rate this post

Confirmado o Concurso TST 2017. A hora de se preparar é Agora.

A notícia é recentíssima (04/04/2017) e esse é o momento para se organizar se você tiver interesse em uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho, seja como Analista Judiciário (formação nível superior) ou Técnico Judiciário (formação nível médio).

Oportunidade excelente a começar pelos salários totais (vencimentos + gratificações) dos cargos, entre 6 mil e 10 mil reais, respectivamente, para Técnico Judiciário e para Analista Judiciário.

Também o grande número previsto de candidatos a serem classificados é bastante atraente, são 1.440 vagas classificatórias (conforme projeto aprovado) em nove especialidades:

Cargo/Área/Especialidade Quantidade de provas discursivas/redações/práticas Quantidade final de classificados
Analista Judiciário, Área Judiciária 750 500
Analista Judiciário, Área Administrativa 150 100
Analista Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Contabilidade 60 40
Analista Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Análise de Sistemas 120 80
Analista Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação 90 60
Analista Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Taquigrafia 90 60
Técnico Judiciário, Área Administrativa 750 500
Técnico Judiciário, Área Administrativa, Especialidade Segurança Judiciária 90 60
Técnico Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Programação 40

O Tribunal Superior do Trabalho (concurso TST) tradicionalmente convoca muitos candidatos classificados, em 2012 foram 838 candidatos convocados para tomar posse aos cargos, já em 2007 mais de 1.000 convocados.

PREENCHIMENTO DAS VAGAS DO CONCURSO TST 2017

Ainda não se sabe o número exato de candidatos que serão imediatamente convocados após a realização do Concurso TST.

De qualquer maneira a realização do concurso está muito bem justificada pelo Tribunal Superior do Trabalho em virtude do atual cenário:

  • Expirado o prazo de validade do último concurso TST.
  • Existência de cargos vagos no Tribunal e Secretarias.
  • Quantidade de servidores do Quadro de Pessoal da Secretaria do TST próximos à aposentadoria.

É bom lembrar que o concurso TST visa o preenchimento de cargos vagos e que vierem a vagar até o prazo de validade desse novo concurso TST 2017.

Já é conhecida a existência de 74 vagas autorizadas para contratação de servidores no próximo concurso TST conforme documento do Ministro Ives Gandra, presidente do Tribunal Superior do Trabalho:

Concurso TST - 74 Vagas Autorizadas

Saiba como é trabalhar como Analista Judiciário no TST

Adriana Lima, Analista Judiciária do TST, foi entrevistada pela Thais Mendes, jornalista da Estratégia Concursos e nos conta como é a carreira de Analista Judiciário no Tribunal Superior do Trabalho (TST), acompanhe!

Thais: Qual a importância do TST?

Adriana Lima: É a instância máxima da Justiça Trabalhista e julga prioritariamente recurso em revista (um recurso de caráter extraordinário em direito), embargos que é a última instância do Judiciário Trabalhista para trabalhadores e empregadores.

Thais: Via o concurso público TST quais os cargos de acesso à carreira no Tribunal?

Adriana Lima: No Tribunal Superior do Trabalho através do concurso TST como é conhecido o concurso, você pode entrar como Técnico Judiciário para nível médio ou Analista Judiciário para nível superior.

Para Técnico Judiciário o que mais chama é para a área administrativa, mais recentemente em função do processo judiciário eletrônico há também muita demanda para cargo da área de Informática ou Tecnologia da Informação como é chamado.

Para Analista Judiciário as áreas que mais chamam são a judiciária mesmo e a área administrativa, embora existam outras especialidades como medicina, enfermagem porque o Tribunal possui um ambulatório.

Thais: Qual a remuneração dos cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário? 

Adriana Lima: O salário inicial do Técnico Judiciário está em torno de R$ 7 mil reais e do Analista Judiciário em R$ 10 mil reais, fora isso tem a remuneração adicional por atribuição de Função, quase todos lotados em Gabinetes possuem Função em decorrência das atividades específicas que exercem.

Há também os cargos em Comissão (CJ) que possuem salários mais elevados destinados a assessores de ministros, diretores de algum setor, mais específicos e bem menos disponíveis também.

Thais: Como é o seu dia-a-dia de trabalho, na prática, o que é ser Analista Judiciário?

Adriana Lima: Para quem trabalha em Gabinete, como é o meu caso que trabalho no gabinete de uma Ministra, o meu trabalho consiste em ajudar a Ministra na elaboração dos votos, nas decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Cerca de 90% da equipe do gabinete trabalha com isso, no auxílio da elaboração dos votos da Ministra, há também quem desenvolva atividades administrativas como cuidar das planilhas de realização das sessões de julgamentos, quando se reúnem os três Ministros do Tribunal Superior do Trabalho.

Essas planilhas incluem os processos que serão colocados em pauta nas sessões para julgamento e compõem a parte mais burocrática das atividades para Analistas Judiciários e Técnicos Judiciários também.

Thais: E a jornada de trabalho do Analista Judiciário?

Adriana Lima: A jornada de trabalho no TST para os que trabalham no administrativo é de sete horas com registro em ponto eletrônico, já para quem trabalha em gabinete é de seis horas diárias.

O que pesa mesmo na área jurídica é a quantidade de processos que você produz e trabalhando de forma produtiva dá para alcançar a sua conta de processos com a jornada de trabalho estabelecida.

Entrevista na integra para saber muito mais sobre a Carreira de Analista Judiciário do TST:

Saiba, por exemplo, como funciona a licença maternidade das Servidoras que trabalham no Tribunal Superior do Trabalho. Acompanhe no vídeo!

O que Esperar das Provas do Edital TST 2017.

Segundo o projeto para elaboração do concurso TST 2017 as provas serão realizadas em Brasília – DF.

O certame será realizado em ETAPA ÚNICA de caráter classificatório e eliminatório.

Cargo Prova Objetiva – Conhecimentos Básicos Prova Objetiva – Conhecimentos Específicos Discursiva (Analista) / Redação (Técnico) Prática
Analista Judiciário Entre 50 e 100 questões Entre 70 e 100 questões Sobre os conhecimentos específicos aplicados Cargo de Analista Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Taquigrafia
Técnico Judiciário Entre 50 e 100 questões Entre 70 e 100 questões Redação para o cargo de Técnico Judiciário, Área Administrativa Aptidão física para a Especialidade Segurança Judiciária

Será permitido candidatar-se a ambos os cargos, Analista Judiciário (nível superior) e a Técnico Judiciário (nível médio), as provas serão realizadas em horários distintos que serão conhecidos mediante a publicação do Edital TST 2017.

O Edital estava previsto para ser publicado em Março deste ano (2017) com provas previstas para o mês de junho.

Como a publicação ainda não ocorreu, vamos acompanhar e fazer o que é mais importante, nos preparar para o Concurso TST 2017!

CURSO ONLINE COMPLETO PARA O CONCURSO TST 2017

Você Vai Mesmo Prestar o Concurso TST 2017?

Adriana Lima - Analista Judiciária - TSTEntão antes, conheça a Carreira de Analista Judiciário em detalhes com Adriana Lima, Analista Judiciária do Tribunal Superior do Trabalho. Acesse por aqui!

Por que é Importante Conhecer Tudo Sobre o Último Concurso TST de 2012

Em primeiro lugar porque a Fundação Carlos Chagas (FCC), que já realizou o concurso de 2012, foi definida como banca organizadora deste próximo concurso TST.

Isso nos dá uma vantagem inicial para reexaminar características já conhecidas da banca examinadora, do certame anterior e estudar o material seguinte que trata-se de um Raio-X do último concurso TST com dicas de estudo para o próximo concurso. Acesse:

RAIO-X Edital TST – Análise Completa do Último Concurso TST e Dicas de Estudo para o Próximo Concurso TST 2017.

Acompanhe o Aprender Memorizar para novas atualizações sobre o Concurso TST 2017.

Sucesso no Concurso!

Aprender Memorizar

Agradecemos Por Seus Comentários:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.