Conhecer esses erros é um ótimo começo para você não errar também!
Aprender pelo exemplo é um ótimo método! Podemos assimilar coisas que funcionam bem e principalmente, evitar as mesmas atitudes mal sucedidas de alguém.
O processo de estudar, a preparação para provas de vestibular, de concurso público, de titulações acadêmicas ou de certificações profissionais possuem desafios comuns, como:
- Grande quantidade de conteúdos que necessitam ser assimilados e memorizados;
- Um prazo definido para a realização das provas;
- Número de vagas limitadas;
- Disputa acirrada de candidatos por vaga;
Você quer estar realmente preparado para as provas?
Sabia que se considera, segundo pesquisas do setor, que somente 8% dos inscritos se preparam para provas de concursos públicos?
Não se iluda com “baixo” percentual, ainda é muita gente disputando para valer uma vaga e isso certamente se aplica a vestibulares, das melhores Universidades, por exemplo.
De forma geral muitos candidatos incorrem em 4 Erros Graves:
- Não definir Objetivos. Se não houver CLAREZA da onde se quer chegar, não haverá motivação para prosseguir diante das dificuldades, muitos candidatos falham por isso.
- Não planejar o que estuda. Se não definir o vai estudar, quanto de tempo dedicar, como cobrir todo o conteúdo? Não há preparação sem planejamento.
- Estudar sem método. Na escola regular (com raras exceções) não aprendemos a estudar, a usar nosso ferramental cognitivo para raciocinar, desenvolver atenção, usar a imaginação, praticar associações e exercitar a memória e tudo isso é fundamental diante de novos desafios.
- Ignorar a Memória. Estudar de forma alucinada e não lembrar o que estudou é a reclamação que se ouve de muitos estudantes. Memória é, também, uma questão de método e treino.
Quem comete erros como esses ou não sabe estudar, não possui método e não consegue memorizar o que estuda, vai encarar tudo isso com grande martírio.
É necessário aprender a aprender, quebrar o circulo vicioso do estudar errado, conter a ansiedade de querer “sair estudando tudo” e adotar um método de estudo que proporcione eficiência e retensão de conhecimentos.
Para você que realmente quer se preparar de forma adequada para provas, que tal uma reflexão!
Quanto vale o tempo da sua vida dedicado aos estudos?
Quanto vale conquistar a vaga que você busca?
O que significa para você atingir esse objetivo?
Você frequenta e investe em cursos preparatórios, compra inúmeros livros e apostilas, gasta horas e horas em leituras, estudos e exercícios, sacrifica finais de semana, abre mão de estar com a sua família e amigos.
Não pode correr o risco de fazer tudo isso em vão por falta de uma preparação adequada, não é mesmo?
Aguardo que este artigo seja de alguma contribuição!
E Boas Provas!
Aprender Memorizar!
Gostou, por favor, me permita sugerir!
>>> Inscreva-se em nosso site!
Também Recomendamos:
Carta aos Estudantes – Renato Alves