Os 4 Maiores Erros que Estudantes cometem ao estudar

Os 4 Maiores Erros que Estudantes cometem ao estudar
Rate this post

Conhecer esses erros é um ótimo começo para você não errar também!

Aprender pelo exemplo é um ótimo método! Podemos assimilar coisas que funcionam bem e principalmente, evitar as mesmas atitudes mal sucedidas de alguém.

O processo de estudar, a preparação para provas de vestibular, de concurso público, de titulações acadêmicas ou de certificações profissionais possuem desafios comuns, como:

  • Grande quantidade de conteúdos que necessitam ser assimilados e memorizados;
  • Um prazo definido para a realização das provas;
  • Número de vagas limitadas;
  • Disputa acirrada de candidatos por vaga;

Você quer estar realmente preparado para as provas?

Sabia que se considera, segundo pesquisas do setor, que somente 8% dos inscritos se preparam para provas de concursos públicos?

Não se iluda com “baixo” percentual, ainda é muita gente disputando para valer uma vaga e isso certamente se aplica a vestibulares, das melhores Universidades, por exemplo.

De forma geral muitos candidatos incorrem em 4 Erros Graves:

  1. Não definir Objetivos. Se não houver CLAREZA da onde se quer chegar, não haverá motivação para prosseguir diante das dificuldades, muitos candidatos falham por isso.
  2. Não planejar o que estuda. Se não definir o vai estudar,  quanto de tempo dedicar, como cobrir todo o conteúdo? Não há preparação sem planejamento.
  3. Estudar sem método. Na escola regular (com raras exceções) não aprendemos a estudar, a usar nosso ferramental cognitivo para raciocinar, desenvolver atenção, usar a imaginação, praticar associações e exercitar a memória e tudo isso é fundamental diante de novos desafios.
  4. Ignorar a Memória. Estudar de forma alucinada e não lembrar o que estudou é a reclamação que se ouve de muitos estudantes. Memória é, também, uma questão de método e treino.

Quem comete erros como esses ou não sabe estudar, não possui método e não consegue memorizar o que estuda, vai encarar tudo isso com grande martírio.

É necessário aprender a aprender, quebrar o circulo vicioso do estudar errado, conter a ansiedade de querer “sair estudando tudo” e adotar um método de estudo que proporcione eficiência e retensão de conhecimentos.

Para você que realmente quer se preparar de forma adequada para provas, que tal uma reflexão!

Quanto vale o tempo da sua vida dedicado aos estudos?

Quanto vale conquistar a vaga que você busca?

O que significa para você atingir esse objetivo?

Você frequenta e investe em cursos preparatórios, compra inúmeros livros e apostilas, gasta horas e horas em leituras, estudos e exercícios, sacrifica finais de semana, abre mão de estar com a sua família e amigos.

Não pode correr o risco de fazer tudo isso em vão por falta de uma preparação adequada, não é mesmo?

Aguardo que este artigo seja de alguma contribuição!

E Boas Provas!

Aprender Memorizar!

Gostou, por favor, me permita sugerir!

>>> Inscreva-se em nosso site!

Também Recomendamos:

Renato Alves

Carta aos Estudantes – Renato Alves

 

 

 

 

Agradecemos Por Seus Comentários:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.